Sobre

10ª edição Open House Porto

Open House Porto 2025: Dez anos a abrir as portas da arquitetura

A 10ª edição do Open House Porto (OHP) celebra uma década de exploração arquitetónica, reforçando o seu papel como um dos mais relevantes eventos internacionais dedicados à arquitetura urbana. No fim de semana de 5 e 6 de julho de 2025, a Casa da Arquitectura volta a convidar o público a explorar gratuitamente mais de 70 espaços, incluindo alguns dos edifícios mais singulares das cidades de Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, proporcionando uma experiência única de imersão no património construído, habitualmente inacessível.

Atingir uma década de edições reafirma a relevância do OHP na aproximação entre a população e o espaço urbano. Sendo o único Open House mundial a abranger quatro cidades num mesmo evento territorial, esta edição reforça a sua identidade única ao unir diferentes geografias e contextos urbanos sob um mesmo olhar curatorial.

Nesta edição comemorativa, a seleção de espaços ficou a cargo da Casa da Arquitectura, que revisitou as nove edições anteriores para criar um roteiro diversificado. Assim, os visitantes terão a oportunidade de redescobrir os locais mais visitados e procurados pelo público, bem como espaços emblemáticos e inusitados.

Mas as novidades também marcam presença: esta edição servirá como pretexto para descobrirmos algumas das mais interessantes obras concluídas nos últimos cinco anos nas quatro cidades envolvidas, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes.

O formato do Open House Porto mantém-se fiel ao seu conceito original, oferecendo um roteiro de visitação variado que percorre diferentes tipologias, estilos e cronologias arquitetónicas. As visitas serão acompanhadas por uma equipa de voluntários e especialistas, proporcionando um olhar aprofundado sobre cada espaço.

Para além das visitas, o programa será enriquecido pelos programas Caleidoscópio e Plus, iniciativas que propõem atividades abertas e acessíveis a todos os públicos, promovendo a interação e o debate em torno da arquitetura e da cidade.

Todas as visitas e atividades são de participação gratuita, reafirmando o compromisso do Open House Porto com a democratização do acesso à arquitetura e ao património urbano. Esta 10ª edição convida todos a celebrar a arquitetura e a cidade, através de um olhar renovado sobre os espaços que nos rodeiam.

Como Funcionam as Visitas

Durante um fim de semana, 5 e 6 julho de 2025, o público é convidado de forma totalmente gratuita a conhecer um roteiro proposto pela curadoria do evento. Cada participante, poderá criar um itinerário à sua medida, explorando a arquitetura e a cidade através de um novo olhar.

Formatos de Visita

  1. Visita Livre — visita ao espaço sem formação de grupos dentro do horário estipulado;

  2. Visita Acompanhada — visita ao espaço com formação de grupos orientada pela equipa de voluntários Open House Porto;

  3. Visita Comentada — visita ao espaço com formação de grupos comentada pelo autor do projeto de arquitetura ou por um especialista convidado.

Formas de Acesso às visitas

  1. O acesso à grande maioria das visitas é SEM MARCAÇÃO, POR ORDEM DE CHEGADA. Apenas os espaços nº3 e nº 68 exigem a PRÉ-MARCAÇÃO/RESERVA para as suas visitas. As RESERVAS estarão disponíveis para submissão, neste site, a partir do dia 30 de junho, às 19h00. Serão permitidas apenas 2 pessoas por submissão. Para efetuar a sua reserva, deverá entrar no menu “Roteiro”, selecionar o espaço pretendido e procurar pelo item “Reserva”.

  2. Para as visitas “Roteiro para a Inclusão” integradas no Programa Caleidoscópio, a participação na visita orientada para pessoas cegas e com baixa visão será via ACAPO e para as visitas com tradução para LGP por ordem de chegada com prioridade para pessoas surdas.

Acessibilidade

Todos os espaços do roteiro terão junto à sua informação detalhada a indicação de acesso total, parcial ou inexistente a pessoas com mobilidade condicionada. A indicação de acessibilidade parcial informa que algumas zonas do espaço em visita poderão não ser acessíveis ou apresentam barreiras físicas no seu acesso.

Programa Caleidoscópio

Conjunto de atividades gratuitas produzidas pela Casa da Arquitectura ou em parceria destinadas a todo o tipo de públicos para uma nova perspetiva de exploração e ocupação dos espaços durante o Open House Porto.

Programa Plus

Programa paralelo de atividades gratuitas promovidas por entidades externas à Casa da Arquitectura cujo perfil e local se enquadram no Open House Porto.

Mais Informações

Todas as informações e atualizações relativas ao evento (edição 2025), nomeadamente, espaços do roteiro, horários, modelo e forma de acesso às visitas serão aqui disponibilizadas (site www.openhouseporto.com).

A organização Open House Porto apenas se responsabiliza pelas visitas aos espaços realizadas nos dias e horários informados no âmbito do evento.

O Open House Porto está de volta. Faça parte desta experiência!

Ficha Técnica

Open House Porto

Curadoria:
Casa da Arquitectura
Coordenação Geral:
Ana Pinto | CA
Produção:
Filipe Silva | CA
Helena Souto | CA
Luís Aguiar | CA
Manuel Gonçalves | CA
Tiago Silva
Comunicação:
Raquel Holbeche Beirão (Dir.) | CA
Beatriz Máximo | CA
Catarina Barbosa | CA
Joana de Belém | CA
Pedro Rocha | CA
Coordenação Voluntariado:
Inês Lourenço (Coord.) | CA
Eliana Nuñez | CA
Rita Alves | CA
Diogo Veloso (Apoio)
Coordenação de zonas:
Cláudia Duarte
Daniela Duarte
Daniela Santos
Diogo Veloso
Gonçalo Maçães
João Rocha
Júlio Senra
Rita Raimundo
Tiago Silva
Programa Caleidoscópio:
Ana Pinto | CA
Inês Lourenço | CA
Eliana Nuñez | CA
Website:
Paulo Silva | CA
Typefont:
Van Condensed by Ricardo Santos

Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura

Comissão Executiva:
José Manuel Dias da Fonseca, Presidente
Nuno Sampaio, Diretor-executivo
Joaquim Mendes Pinto, Vogal
Gabinete de Direção:
Nuno Sampaio (Diretor Executivo e Curador Geral)
Carla Barros (Centro de Estudos, Relações Culturais e Protocolos)
Mário Santos (Gestor de Mecenato e Fundraising)
Patrícia Andrade (Assistência de Direção e Relações Institucionais)
Natacha Mota (Secretariado)
Arquivo e Biblioteca:
José Fonseca (Diretor)
Débora Fernandes
Filipe Seixas
Gilson Fernandes
Atividades e Conteúdos:
Ana Pinto (Diretora)
Luís Aguiar (Coord. Produção)
Filipe Silva (Produção)
Helena Souto (Produção)
Manuel Gonçalves (Produção)
Inês Lourenço (Coord. Serviço Educativo)
Eliana Nuñez (Serviço Educativo)
Rita Alves (Serviço Educativo)
Nuno Martins (Coord. Editorial)
Miguel Royo (Editorial)
Recursos Humanos, Financeiro e Jurídico :
Soraia Lebre (Diretora)
Andreia Ramos (Coord. Recursos Humanos)
Joana Costa (Financeiro e Contabilidade)
Alcinda Brandão (Coord. Jurídico e CCP)
Joana Ferreira (Contratação Pública)
Património e Infraestruturas :
Paulo Silva (Diretor)
Liliana Taveira
Marca, Comunicação e Comercial:
Raquel Holbeche Beirão (Diretora)
Beatriz Máximo (Gestão redes sociais)
Catarina Barbosa (Design)
Joana de Belém (Assessoria de Imprensa e Gestão de Conteúdos)
Pedro Rocha (Conteúdos Audiovisuais)
Ana Maria Machado (Comercial)
Carolina Sá (Comercial)
Eduarda Moreira (Comercial)
Sónia Alves (Comercial)
Turismo, Visitas e Espaços:
Sara Almeida (Diretora)
Luís Moura (Tours)
Luana Santos (Espaços)